• Projeto: 2006
  • Ajedrez

    I

    En su grave rincón, los jugadores

    rigen las lentas piezas. El tablero

    los demora hasta el alba en su severo

    ámbito en que se odian dos colores.

    Adentro irradian mágicos rigores

    las formas: torre homérica, ligero

    caballo, armada reina, rey postrero,

    oblicuo alfil y peones agresores.

    Cuando los jugadores se hayan ido,

    cuando el tiempo los haya consumido,

    ciertamente no habrá cesado el rito.

    En el oriente se encendió esta guerra

    cuyo anfiteatro es hoy toda la tierra.

    Como el otro, este juego es infinito.

    II

    Tenue rey, sesgo alfil, encarnizada

    reina, torre directa y peón ladino

    sobre lo negro y blanco del camino

    buscan y libran su batalla armada.

    No saben que la mano señalada

    del jugador gobierna su destino,

    no saben que un rigor adamantino

    sujeta su albedrío y su jornada.

    También el jugador es prisionero

    (la sentencia es de Omar) de otro tablero

    de negras noches y de blancos días.

    Dios mueve al jugador, y éste, la pieza

    ¿Qué Dios detrás de Dios la trama empieza

    de polvo y tiempo y sueño y agonías?

    A primeira a mais antiga e a tradicional, é uma estratégia de representação indireta, na qual a forma de cada peça representa figurativamente o objeto. A Figura tradicional empresta seu nome à peça e que por sua vez simboliza a natureza e a função da peça no jogo.

     Assim A figura do Cavalo para a mais imprevisível das peças que salta sobre as outras; a figura coroada do Rei, para a peça que comanda a disputa; a figura do Peão para a peça mais comum e modesta

     

    A segunda estratégia ,inaugurada em 1924, com a solução elaborada por Josef Hartwig, na Bauhaus e aqui adotada busca a representação direta da natureza essencial de cada peça  consubstancial em sua função e modo de atuação no jogo como diretriz de sua concepção plastic.

    Deste modo, ao invés da figura equine , representa-se a agilidade impetuosa da peça mais ágil e imprevisível; ao invés da figura eclesiástica do Bispo com sua mitra, representa-se a tiebeza da peça que nunca se move de frente, mas ataca diagonalmente; ao invés da figura coroada do Rei, a prudência solene da peça que embora comande o jogo, depende das demais; a fortaleza da Torre, a modéstia do Peão.

    Uma versão alternativa do Cavalo branco/negro  é exceção à essa regra, tendo sido concebido como um Cavalo dadaísta tendo sido criado a partir de uma peça porta-retrato, à venda na loja de souvenirs do MoMA de Nova York a qual Deslocado 90° de sua posição prevista, corresponde com inusitada precisão o perfil da figura eqüina.

    Algumas peças funcionam semioticamente de ambos os modos. como representação indireta de figuras tradicionais, e, ao mesmo tempo, como representação direta do caráter essencial da peça em questão no jogo.

    Na Torre, as incisões ortogonais indicam o movimento da peça e ao mesmo tempo sugerem a figura arquitetônica de um bastião elevado com seteiras. As incisões em L no Cavalo indicam o movimento da peça mas também definem a figura estilizada da cabeça do animal.

    Para representação direta da natureza essencial de cada peça o desenho orientou-se por um esforço de redução a um grau zero de significação restringindo a invenção plástica a apenas três variáveis da forma: dimensão, direção e posição das incisões, lineares e retilíneas, cortadas nos cubos maçicos de metal originalmente idênticos antes dos cortes realizados.