• Restauro e Intervenção na casa do Engenho Queira Deus
  • voltar
  • São Lourenço da Mata - Pernambuco
  • Projeto: 2002 | Conclusão: 2004
  • Construída sobre uma base elevada de alvenaria, no topo de uma elevação entre campos de pasto e plantações de cana de açúcar, está a ruína da antiga Casa Grande do Engenho ‹Queira Deus›, desabitada há 50 anos.

    O programa: restauração das ruínas da antiga Casa Grande do Engenho ‹Queira Deus›, com ampliação de área coberta com construção de um novo Pavilhão. 

    O conceito: evitar a reprodução do passado na reconstrução nostálgica da antiga arquitetura. Buscar uma Poética da Diferença: Estabilidade, Simetria, Frontalidade, Consonância e Opacidade – versus - Instabilidade, Assimetria, Tetradimensionalidade, Dissonância e Transparência. Dos diferentes resultará uma Unidade arquitetônica. Até porque, um dia, ambos, o velho e o novo, serão antigos.

    A construção: a ruína da antiga Casa Grande será consolidada com reforços em concreto armado e terá paredes rebocadas e caiadas de branco, nos exteriores e interiores. (Em alguns trechos não será feito rebôco para revelar a alvenaria de pedra.) O telhado original será recomposto com estrutura de madeira e telhas cerâmicas tipo ‹canal›. O novo Pavilhão terá sua estrutura assimétrica em balanço, executada em concreto armado.

    Os volumes da Cozinha e Sanitário, incrustados no pódio de alvenaria existente, terão paredes revestidas com pastilhas de vidro em tons bem claros de azul. As esquadrias da Casa antiga serão reproduzidas em madeira de lei com pintura na cor verde folha.

    As esquadrias do novo Pavilhão serão constituídas por lâminas de vidro temperado sem perfis de contorno. Tanto na antiga Casa como no novo Pavilhão serão adotados forros em tábuas de madeira de lei e pisos de ladrilho vermelho e branco.