• Concurso Assembléia de Deus
  • voltar
  • Recife - PE
  • Projeto: 2012
  • Nosso Duplo Objetivo:

     [I] Atender às necessidades funcionais definidas no Programa, acomodando o público de mais de 20.000 fiéis em condições ótimas de visibilidade e acústica.

     [II] Criar uma edificação que —para além da mera funcionalidade— seja representativa da Assembléia de Deus.

    A Proposta

    —Para acomodação funcional dos fiéis, a forma de anfiteatro em concha é a solução lógica e necessária. O círculo da Platéia ideal é apenas extendido na maior dimensão do terreno— assumindo assim forma elíptica. O acréscimo de Platéias superiores elevadas aumenta o numero de lugares disponíveis.

    A volumetria externa do edifício é a expressão direta e veraz do espaço interno. Então a grande Nave aparece na paisagem da rua como volume que flutua, levemente apoiado sobre o piso da vasta Esplanada.

    —Resulta assim uma Nova Monumentalidade, expressa na leveza que a arquitetura confere à construção. Uma monumentalidade leve a arejada, não resultante do luxo ou ostentação material, mas sim baseada na simplicidade e na austeridade, na veracidade construtiva e na amplitude espacial.

     —Funcionalmente, a Esplanada —uma nova Praça ofertada à cidade— desempenha papel essencial como espaço de acomodação, difusão e concentração das multidões.

    Ademais, esse amplo espaço —à cavaleiro das vias e sombreado pelo volume da Nave— constituirá aprazível ambiente de encontros e cerimônias abertas.

    —Aflorando acima do piso da Esplanada, os volumes dos dois Auditórios aparecem como contrapontos plásticos ao corpo principal da Nave. Com pés direitos de 6 e 9m, esses Auditórios ocupam também o espaço do Pavimento de Apoio abaixo, criando alternativas de duplo acesso, tanto pelo nível do Pavimento de Apoio como pelo nível da Esplanada.

    —Sob a grande Esplanada, o vasto Pavimento de Apoio ocupa praticamente toda a área do terreno (Descontados apenas recuos para ampliação das calçadas, que passam a ter 6m de largura.) Neste Pavimento de Apoio serão acomodados os ambientes de Administração e Trabalho (iluminados e ventilados através de Jardins pergolados e zenitais), bem como os ambientes de Apoio e Serviço, previstos no Programa.

    Interligando os 3 níveis —o nível da rua, o nível do Pavimento de Apoio e o nível da Esplanada— Rampas generosas e suaves possibilitam a circulação de pessoas e veículos em condições plenas de acessibilidade.